segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O que é fotografia


Para mim, o que é fotografia...
É... luz, momento, registro, emoção, saudade, eternidade, lágrimas, sorrisos, congelar o tempo...muitas definições...
Para muitos fotógrafos profissionais é apenas negócio. Para mim, vai além.
Eu sempre amei fotografia, e por amar, eu escolhi ser fotógrafa profissional após 29 anos de vida.
Ser profissional ou amador no ramo fotográfico não tem a ver com a qualidade da foto, pois conheço muitos amadores que fazem fotos espetaculares. O que diferencia um do outro, é que o profissional vive da foto, e o amador fotografa por hobby.
É importante que se conheça as técnicas da fotografia para um melhor uso e aproveitamento do seu equipamento fotográfico. Ter uma máquina de qualidade ajuda muito, mas não resolve se quem usa o equipamento não tem talento, conhecimento, habilidade e sensibilidade.
Um dia, ouvi numa palestra da Fuji, que um bom fotógrafo tira uma boa foto com qualquer máquina. E é a mais pura verdade. Tem tanto fotógrafo que fica competindo se baseando em seu equipamento.
Fico doida da vida quando vem me perguntar qual é a minha máquina... Como se só isso importasse.
Técnica é muito importante na fotografia, mas não se resume a isso.
A foto para ser boa tem que encantar a quem entende e a leigos. É olhar e se emocionar, se encantar, se apaixonar, admirar...
Uma máquina fotográfica lhe permite registrar o mundo da forma como você enxerga. Capta a luz da vida do jeito que você vê, no seu ângulo, enquadramento e sentimento.
Quando lemos um lindo poema, nem questionamos se o poeta escreveu com uma caneta Bic ou Montblanc. Por que então dar tanta importância ao equipamento utilizado no registro de uma linda foto. Geralmente, queremos saber quem fotografou.
A receita para boas fotos é: uma máquina fotográfica, técnica, conhecimento, olhar e sensibilidade.
Eu poderia escrever milhões de linhas para descrever fotografia, mas em resumo é isso.
Fotógrafo tem que ter alma de artista, se não tiver, está na profissão errada.

2 comentários:

  1. Fernandinha!!!
    Concordo em gênero, numero e grau !!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, muito certo o teu pensamento,tenho certeza que é tambem de todos os fotógrafos.Odeio quando ouso de alguem "ah ta muito caro".....eu sempre digo foto é arte e arte não tem preço..... abraços


    Renato...

    ResponderExcluir